Informações variadas de interesse geral:

- O que você precisa saber para reservar uma ave no Criatório Silkrock?

- Quais são as formas de pagamento de um filhote ou ave adulta?

- Saiba como funciona o processo de despacho de aves.

- Sobre visitas no criatório.

- Aves mansas: quais as melhores espécies para pet/animal de estimação?
- Sobre cursos, consultorias, dicas de criação e manejo, etc.

- Alimentação de Lóris: saiba a forma correta de se alimentar os Lóris.

- Ringnecks: resultados de acasalamentos, identificações por fotos, etc.

color_logo_300x.jpg
Banner-v1-mexido.jpg

O que você precisa saber para reservar uma ave no Criatório Silkrock?

Para reservar uma ave, no caso de filhote manso, para ser pet/animal de estimação, as reservas iniciam quando o filhote já estiver sendo alimentado manualmente, for sexado e mostrar a cor/mutação, se necessário.

- Para filhote arisco/tratado pelos pais no ninho, iniciamos as reservas quando o filhote tiver saído do ninho, estiver sexado, mostrando a cor/mutação, se necessário, e começado a se alimentar sozinho, próximos de estarem independentes. 

- Em ambos os casos o interessado poderá receber vídeo ou foto do filhote, caso desejar.

- Confirmando o interesse, inicialmente deve ser feito um depósito de 10% do valor da ave que deseja adquirir.

- O restante do pagamento deve ser quitado pelo menos 5 dias úteis antes da entrega pessoal ou despacho da ave.

- Os valores e condições de pagamento de todas as aves estão listados na “Tabela de Aves Disponíveis” na página “Aves à Venda” do site do criatório: www.silkrock.com.br

- Nesta tabela você poderá sempre acompanhar as aves que já estão ou estarão disponíveis para venda.

Quais são as formas de pagamento de um filhote ou ave adulta?

- O pagamento deve ser feito integralmente antes da retirada pessoal ou do despacho da ave. Não entregamos ou enviamos nenhuma ave sem a prévia quitação.  

Para pagar aves parcelado:

- O pagamento parcelado só é possível por cartão de crédito. O procedimento é simples! Assim que o negócio for fechado, enviaremos por E-mail ou WhatsApp, um link para pagamento da ave. 

- Clicando no link, será direcionado para uma página do site da CIELO, com as informações da ave adquirida e o valor total combinado. Nesta página, você poderá proceder com o pagamento de forma rápida, fácil e segura. 

- É importante notar que ao preencher os dados, você terá que marcar em quantas parcelas pagará, conforme combinado previamente no fechamento do negócio. 

- Por segurança, informe por WhatsApp (31-999820677) assim que efetuar o pagamento para que possamos verificar e te confirmar o recebimento. 

Para pagar aves à vista:

O pagamento à vista pode ser feito por depósito bancário, pix ou através de boleto bancário.

Saiba como funciona o processo de despacho de aves.

- Enviamos aves para todo o Brasil por via aérea. É um procedimento rápido, seguro e a melhor forma de despachar animais. 

- Somente GOL e TAM prestam esse serviço e a retirada deve ser feita pessoalmente pelo destinatário/comprador no terminal de cargas do aeroporto mais próximo de sua cidade. A GOL e a TAM não entregam aves em residências.

- Os documentos, materiais e processo de despacho consistem em:

a) Atestado Sanitário Animal emitido por Médico Veterinário;

b) GTA (Guia de Trânsito Animal) emitido pelo IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária);

c) Caixa de transporte padrão (fibra, plástico ou madeira) com poleiro e vasilha com alimentação;

d) Transporte rodoviário até o terminal de cargas do aeroporto de despacho;

e) Tarifa de despacho da companhia aérea (TAM ou GOL).

- Atualmente a TAM tem um custo melhor do que a GOL, no entanto existe uma série de regras e restrições que infelizmente limitam, e muitas vezes impedem, os despachos por essa companhia para vários destinos. De Belo Horizonte-Confins (aeroporto de embarque que utilizamos) hoje em dia tem sido possível o despacho pela TAM somente para poucos destinos. De qualquer forma, no intuito de evitar um gasto maior, podemos sempre consultar a possibilidade de enviar para a cidade que for melhor, já que as regras podem ser alteradas a qualquer momento.

- Pela GOL é possível o despacho para a maioria dos aeroportos do Brasil, porém o valor é mais alto.

- Referente ao custo total, o que varia é justamente a tarifa cobrada pelas companhias aéreas e vai depender se será possível despachar pela GOL ou TAM. Atualmente o valor médio para envio de 1 a 4 aves de porte pequeno ou médio fica aproximadamente em R$280 pela TAM e R$480 pela GOL.

- Assim que o negócio for fechado e o pagamento efetuado, solicitamos a reserva para despacho das aves na TAM ou GOL. Enquanto isso, já providenciaremos a documentação, Nota Fiscal, etc.

- Normalmente de 3 a 5 dias úteis tudo estará certo e te informaremos o dia e hora confirmados do envio para que possa programar a retirada de sua ave no aeroporto.

- O valor do despacho deve ser depositado à vista/pix pelo menos 5 dias úteis antes da data do envio.

- Para moradores do interior de MG ou outros locais que não é possível o despacho aéreo, existe a possibilidade de enviar aves por via terrestre. Nesse caso, existem duas opções. A primeira é contratar um motorista que já faz esse tipo de serviço. Em BH temos os contatos de alguns profissionais de confiança e se desejar, podemos fazer a cotação para entrega em sua cidade. A segunda opção (que normalmente tem custo menor) seria através de motoristas que normalmente fazem o percurso de cidades do interior até Belo Horizonte para levar passageiros, mercadorias, etc. Para que isso seja possível, o comprador deve procurar em sua cidade nas redes sociais como Facebook, grupos de Whatsapp, etc, esse tipo de serviço. Encontrando alguém, nos comunique que combinaremos a entrega em BH para quem for levar a ave até sua cidade.

Sobre visitas no criatório.

- Infelizmente não podemos receber visitas no criatório. A rotina diária é muito intensa e não temos estrutura física e de pessoal para atender de forma adequada a todos os que nos procuram interessados em visitar. Esperamos contar com sua compreensão!

- No caso de interesse na aquisição de filhotes de aves, obviamente entendemos a importância do contato pessoal com o filhote da espécie que deseja e eventualmente poderá adquirir. 

- No intuito de tentar suprir essa expectativa e atender aos clientes da melhor maneira, enviamos por WhatsApp vídeos dos filhotes disponíveis, informamos sobre a espécie, tiramos dúvidas, etc.

- Estamos avaliando a possibilidade de marcar uma manhã ou tarde na semana para que os interessados possam vir ao criatório e conhecer os filhotes que estarão disponíveis. 

- Independentemente disso, no caso de aquisição de um filhote, conseguimos agendar para que possa retirar pessoalmente.

Aves mansas: quais as melhores espécies para pet/animal de estimação?

 

Para uma ave ficar mansa, o filhote deve ser retirado do ninho ainda bem novinho (com 2 a 3 semanas de vida aproximadamente), ser alimentado manualmente e ter o máximo de interação possível com pessoas, até ficar independente. Mesmo quando já estiver se alimentando sozinho, o filhote deve continuar a ser manuseado frequentemente para que permaneça manso. Para várias espécies isso deve ser seguido à risca para que realmente a ave se torne e permaneça mansa, sociável e interativa. Logo, é importante que ao adquirir uma ave com o intuito de ser “pet”/animal de estimação e ficar bem mansinho e sociável, o filhote vá para sua nova casa após o desmame para que você, como novo responsável e proprietário do animal, dê continuidade no processo de manuseio, interação, atenção e socialização. 

 

Além disso é importante saber que cada espécie tem características e hábitos próprios. Algumas se tornam melhores "pets", pois se acostumam a viver bem e mais facilmente à proximidade do ser humano. Outras espécies por natureza já são mais ariscas e não se adaptam tão bem ao contato humano. Existe também o fator individual da personalidade de cada animal. Na mesma espécie de ave existem indivíduos mais calmos e sociáveis e outros que são mais arredios. Tudo isso deve ser considerado e também compreendido, obviamente, que existem exceções em todos os casos, já que estamos tratando de seres vivos e cada um tem seus traços individuais.
 

Ao longo de muitos anos dedicados à criação de psitacídeos exóticos, já tive a experiência de tratar manualmente e acompanhar o desenvolvimento de vários indivíduos de diferentes espécies, desde filhotinhos até a idade adulta. Atualmente no Criatório Silkrock tratamos manualmente com o intuito de serem pets/aves de estimação, somente filhotes das espécies que de acordo com minha avaliação e constatação são as que os indivíduos tem a maior chance possível de se tornarem e permanecerem mansos, sociáveis, interativos e até brincalhões, não somente enquanto filhotes mas também e principalmente como jovens e adultos.

 

Entre as várias espécies de psitacídeos que criamos no Silkrock, as mais indicadas como animal de estimação, com o maior potencial para ficarem mansas, super interativas e serem um ótimo "pet", estão em primeiro lugar, os Lóris. É difícil encontrar outra ave tão ativa, brincalhona, divertida, participativa e sociável com todas as pessoas! Com a grande variedade de exuberantes cores e marcações, tamanhos e excentricidade nas características, quem deseja uma ave de companhia sensacional, absolutamente top, certamente a encontrará em um Lóris!

Espécies de Lóris que mais criamos e indicamos como aves pet/mansas:

- Lóris Arco Íris

- Lóris Molucanus

- Lóris Ornatus

- Lóris Euteles

- Lóris Bailarino

- Lóris Amor-Amor

- Lóris Borneo

- Lóris Colar Amarelo

- Lóris Dusky

- Lóris Castanho

- ​Lóris Sintillata

Além dos Lóris, também tratamos manualmente filhotes dessas outras espécies, que normalmente ficam ótimas aves de estimação, mansas e sociáveis:

- Grande Alexandre
- Derbiana

- Mustache

- Cabeça de Ameixa

- Cacatua Galah

- Papagaio do Senegal

 

​É importante lembrar que no criatório temos e reproduzimos várias outras lindas e exuberantes espécies de psitacídeos exóticos como Rosela, King Parrot, Port Lincoln, Regente, Príncipe de Gales, Barraband, etc. No entanto, por acreditarmos firmemente que estas espécies não são apropriadas para serem pets e geralmente não se tornam bons animais de estimação, não trabalhamos com elas para este propósito. 

Ringnecks como pets

Como muitas pessoas me procuram em busca de filhotes de Ringneck mansos para pet, esclareço alguns pontos sobre essa espécie. Ringnecks normalmente não ficam mansos com facilidade e o mais relevante, quando se tornam jovens e adultos, dificilmente permanecem mansos e muito menos sociáveis. Mesmo sendo alimentados no bico e manuseados desde filhotinhos, muitas vezes quando desmamam e ficam mais maduros, a tendência é não aceitarem muito contato e interação. É uma ave que exige sempre um manejo muito próximo e intenso do proprietário para que seja possível manter a docilidade. Mesmo assim, quando isso é atingido, é comum só aceitarem bem uma única pessoa.

 

Muitas vezes o filhote quando desmama está manso, mas é comum após algumas semanas de independência se alimentando sozinho, já ficar arisco, fugir ao tentar ser pego e até bicar forte quem quiser pegar. Nesta fase é muito importante que o proprietário não "desista" da ave e permaneça insistindo no manejo frequente e diário para que o filhote possa ter a chance de ainda ficar manso. Obviamente existem exceções, já que alguns se tornam dóceis com facilidade, porém são minoria na minha opinião.

Como atualmente a procura por filhotes mansos de Ringneck para pet está em alta, espero que este texto sirva como alerta para quem deseja seguir em frente. É preciso sorte para ter um filhote que seja naturalmente calmo, tranquilo, dócil e inteligente, além de muita paciência, carinho e dedicação nessa empreitada. Se tudo der certo, com certeza será muito feliz com seu Ringneck como pet.

Sobre cursos, consultorias, dicas de criação e manejo, etc.

No criatório Silkrock temos Biólogo especializado e Veterinário responsáveis pelas aves, porém não damos cursos, não prestamos consultorias e não trabalhamos com nenhum outro tipo de prestação de serviço a criadores e/ou criatórios de aves ou outros animais. 

Recebemos diariamente por telefone, e-mail, whatsapp, etc, inúmeras solicitações de dicas de criação, alimentação e manejo de aves em geral, perguntas, informações e pedidos variados de "ajuda". Por mais que gostaríamos, infelizmente não conseguimos responder e atender a todos pois é praticamente impossível encontrar e dedicar o tempo necessário para isso. O dia a dia de um criatório é bastante intenso e por isso não temos condições para responder de forma adequada. Esperamos contar com sua colaboração e compreensão!

Alimentação de Lóris: saiba a forma correta de alimentar as espécies de Lóris.

Na natureza, em seu habitat natural, os Lóris se alimentam basicamente de néctar e frutas. Em ambiente doméstico, a melhor e mais correta forma de se alimentar os Lóris é com uma papa líquida, contendo frutas, legumes, verduras, mel e também uma ração em pó apropriada. Na ponta da língua dos Lóris existem pêlos absorventes que ao contato com a papa, facilita a ingestão dos alimentos.

Atualmente já existe no mercado várias marcas de ração para Lóris. A maioria delas consiste em um pó que deve ser misturado com água nas devidas proporções. Este tipo de alimentação é prática, bastante fácil e rápida para se preparar e servir. No entanto, para que seu Lóris possa ter uma complementação nutritiva e também mais prazer ao se alimentar, sugerimos a adição de frutas e legumes na papa ou pelo menos, servidas separadamente.
 

Abaixo está a receita de papa que utilizamos na alimentação de todos os Lóris do plantel do criatório. Gostaríamos de deixar essas sugestões e dicas para que seu Lóris possa sempre usufruir do melhor em termos nutricionais.

Sugestão Alimentar para Loris 2020.jpg

Ringnecks: resultados de acasalamentos, identificações por fotos, etc.

Diariamente recebemos por whatsapp, e-mail e outras fontes, inúmeras solicitações de resultados de acasalamentos de Ringnecks, perguntas sobre mutações, genética, pedidos de identificação de cor/mutação por foto e opiniões diversas. Infelizmente não temos mais condições de responder a todos individualmente e atualmente estamos dando preferência aos clientes do criatório. Solicitamos a compreensão e colaboração de todos!