Informações

Como Biólogo e criador de aves a quase 30 anos, nesta página publicarei textos sobre Psitacídeos Exóticos e Bicudos.

Veja abaixo da figura o texto já disponível e o próximo que será publicado.

Aves mansas: quais as melhores espécies para pet/animal de estimação?

 

Para uma ave ficar mansa, o filhote deve ser retirado do ninho ainda bem novinho (com 2 a 3 semanas de vida aproximadamente) e ser alimentado manualmente até ficar independente. Mesmo quando já estiver se alimentando sozinho, o filhote deve continuar a ser manuseado frequentemente para que permaneça manso. Para várias espécies isso deve ser seguido à risca para que realmente a ave se torne e permaneça mansa, sociável e interativa. Logo, é importante que ao adquirir uma ave com o intuito de ser “pet”/animal de estimação e ficar bem mansinho, o filhote vá para sua nova casa após o desmame, para que seja dado continuidade no processo de manuseio, atenção e socialização pelos novos proprietários. 

 

Além disso é importante saber que cada espécie tem características e hábitos próprios. Algumas se tornam melhores "pets", pois se acostumam a viver bem e mais facilmente à proximidade do ser humano. Outras espécies por natureza já são mais ariscas e não se adaptam tão bem ao contato humano. Existe também o fator individual da personalidade de cada animal. Na mesma espécie de ave existem indivíduos mais calmos e sociáveis e outros que são mais arredios. Tudo isso deve ser considerado e também compreendido, obviamente, que existem exceções em todos os casos.
 

Ao longo de muitos anos dedicado à criação de psitacídeos exóticos, já tive a experiência de tratar manualmente vários indivíduos de diferentes espécies. Atualmente no Criatório Silkrock tratamos manualmente com o intuito de se tornarem pets, somente filhotes das espécies que de acordo com minha avaliação e constatação são as que os indivíduos tem a maior chance possível de se tornarem e permanecem mansos, sociáveis e interativos não somente enquanto filhotes mas também e principalmente como jovens e adultos. 

 

Entre as várias espécies de psitacídeos que crio, as mais indicadas como animal de estimação e com o maior potencial para ficarem mansas, super interativas e serem um ótimo "pet", estão em primeiro lugar as várias espécies de Lóris. É difícil encontrar outra ave tão ativa, brincalhona, divertida, participativa e sociável com todas as pess oas! Com a grande variedade de exuberantes cores e marcações, tamanhos e excentricidade nas características, quem deseja uma ave de companhia sensacional, absolutamente top, certamente a encontrará em uma das espécies de Lóris!

Espécies de Lóris que mais criamos e indicamos como aves pet/mansas:

- Lóris Arco Íris

- Lóris Molucanus

- Lóris Ornatus

- Lóris Euteles

- Lóris Bailarino

- Lóris Amor-Amor

- Lóris Borneo

- Lóris Colar Amarelo

- Lóris Dusky

- Lóris Castanho

- ​Lóris Sintillata

Além dos Lóris, também tratamos filhotes manualmente para serem animais de estimação as seguintes espécies:

- Grande Alexandre
- Derbiana

- Mustache

- Cabeça de Ameixa

- Cacatua Galah

- Papagaio do Senegal

- Papagaio do Congo

Esses normalmente também ficam ótimos pets, mansos e sociáveis.

 

Como muitas pessoas me procuram em busca de filhotes de Ringneck mansos para pet, esclareço alguns pontos sobre essa espécie. Ringnecks normalmente não ficam mansos com facilidade e o mais relevante, quando se tornam jovens e adultos, dificilmente permanecem mansos e muito menos sociáveis. Mesmo sendo alimentados no bico e manuseados desde filhotinhos, muitas vezes quando desmamam e ficam mais maduros, a tendência é não aceitarem muito contato e interação. É uma ave que exige sempre um manejo muito próximo e intenso do proprietário para que seja possível manter a docilidade. Mesmo assim, quando isso é atingido é comum só aceitarem bem uma única pessoa. Tenho muita tranquilidade e segurança em afirmar isso porque Ringneck é a espécie mais numerosa no criatório e sempre nascem muitos filhotes. No entanto, como realmente acredito que a grande maioria deles não ficam bons e aceitáveis como pets, todos os filhotes que nascem no Silkrock são tratados pelos pais nos ninhos até a independência. Existem exceções, já que alguns se tornam dóceis, porém são minoria na minha opinião. Diante disso, optei por não trabalhar com Ringneck para o propósito de atender quem deseja uma ave mansa.

Em breve:
 

Alimentação de Lóris: saiba a forma correta de se alimentar as espécies de Lóris.

ATENÇÃO:

Tenha uma ave legalizada!
 

Todas as nossas aves tem:

- Nota Fiscal

- Certificado de Origem-Ibama

- Anilha fechada

- Sexagem

- Atestado de Saúde Veterinário


Despachamos para todo o Brasil.

ADQUIRA AVES DO SILKROCK!

- Qualidade, confiança, garantia, tradição!
 

- Todas as aves que postamos e comercializamos são do plantel do Criatório Silkrock.

FOLLOW US

  • Instagram - Grey Circle
  • Facebook - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • LinkedIn - Grey Circle

© 2020 by Saulo Jr. P. Biscoto - Silkrock

Todas as imagens são de aves do plantel do Criatório Silkrock >     http://www.silkrock.com.br