Ringneck


















 

Introdução

Tenho grande interesse e crio várias espécies de Psitacídeos Exóticos. Porém a particularidade que realmente fascina nos Ringnecks, se tornando um maravilhoso hobby ao qual dedico grande parte de meu tempo, são suas inúmeras e fabulosas cores e mutações.

Neste site vai encontrar algumas páginas com informações variadas sobre os Ringnecks. Veja também belas fotos de cores e mutações.

O objetivo da parte informativa do site é tentar fazer com que as pessoas se tornem um pouco mais familiarizadas com esta magnífica espécie de ave: o periquito Ringneck.

Devido a relativa raridade da espécie e da escassa literatura em português sobre psitacídeos em geral, acho importante informar e esclarecer sobre alguns pontos principais dos Ringnecks. É interessante tentar mostrar como são estes fascinantes pássaros e como se desenvolveram as inúmeras e fabulosas cores e mutações, fazendo com que o Ringneck se tornasse largamente conhecido e apreciado ao redor do mundo.

O texto destas páginas é relativamente básico e pretendemos dar continuidade com as informações, bem como evoluir para outros assuntos mais específicos. Porém temos certeza de que após a leitura, pelo menos algo mais irá se saber sobre os Ringnecks.

Características básicas da espécie

Ringnecks são pássaros extremamente resistentes.

São excelentes na reprodução, muito bons pais e confiáveis no trato dos filhotes nascidos. Em condições adequadas e alimentação rica e variada, normalmente criam seus filhotes sem maiores problemas.

Vivem e reproduzem bem numa grande variedade de viveiros (suspensos ou convencionais) e aceitam diferentes tipos e formatos de ninhos.

São monomórficos (machos idênticos às fêmeas) até 18 a 36 meses de idade, o que faz a sexagem (por análise de sangue/DNA ou laparoscopia) necessária para se definir o sexo do filhote/jovem. Quando adultos, os machos de todas as cores e mutações (com excessão do Albino) tem um distinto anel em volta do pescoço.

Quando adultos, de plumagem sempre impecável, uma das atrações da espécie é ver o macho se exibindo para a fêmea no processo de cortejo. E um dos maiores prazeres (não somente para os pássaros!) é assistir o processo de acasalamento (fotos abaixo).

                                                                                              by T. Bastiaan & G.J.J. Bastiaan


Moradia

O tamanho mínimo do viveiro convencional (de chão) deve ser 3,00 mts comprimento x 0,90 mts largura x 2,20 mts altura. Porém hoje em dia são muito mais utilizados os viveiros suspensos (gaiolões). Esses devem ter um tamanho mínimo de 1,60 mts comprimento x 0,60 mts largura x 0,60 mts altura. O tamanho ideal é algo em torno de 2,20 mts comprimento x 0,80 mts largura x 1,00 mt altura.

A tela do viveiro deve ter malha de 25 mm x 25 mm ou 25 mm x 50 mm e o fio pode ser de 1,5 a 2,10 mm (preferencialmente mais grosso).

Os melhores poleiros são os de madeira com pelo menos 25 mm de diâmetro. Devem ser posicionados o mais distante possível um do outro e mais para cima do viveiro. Isso permite mais conforto e exercício para os pássaros. É importante que no viveiro haja algo para que os pássaros se distraiam como por exemplo uma corda de sizal amarrada na ponta de uma peça de eucalipto (sem tratar) com pedaços roliços de madeira pendurados (veja foto abaixo).



Os viveiros devem ser posicionados de forma a maximizar o sol da manhã, permitindo que a luz e o calor atinja os animais, o que é saudável e estimula os pássaros. Acima uma foto de alguns viveiros de nosso criatório.

Alimentação

Deve-se servir diariamente ração para pássaros NUTRÓPICA (veja detalhes abaixo).

Como complemento, oferecer:

- uma mistura básica de sementes, como por exemplo: 10% de girassol, 10% de aveia, 20% de alpiste, 20% de painço, 20% de senha, 10% de arroz cateto, 10% de linhaça.

- variedade de frutas e vegetais como milho verde, jiló, beringela, pimentão, moranga, cenoura, beterraba, pepino, tomate, maçã, mamão, manga, goiaba, couve, almeirão, repolho, etc.

A utilização de ração para aves é indispensável pois garante uma dieta muito mais balanceada, equilibrada e rica em nutrientes do que a mistura de sementes. Atualmente existem vários fabricantes no mercado brasileiro e após experimentar alguns e utilizar por um longo período de tempo uma determinada marca, optamos recentemente em utilizar única e exclusivamente todos os produtos da linha NUTRÓPICA. Os resultados que obtivemos com os produtos Nutrópica são surpreendentes!

Os filhotes cujos pais se alimentam de forma rica e variada são sempre mais robustos, fortes e de coloração viva e brilhante (foto abaixo). Durante o processo de desmame, que ocorre a partir de duas semanas após saírem do ninho, os filhotes começam a comer prontamente a ração e este é o melhor momento para que se habituem com ela.



Inicialmente os adultos podem ser relutantes em experimentar ração, principalmente se estiverem acostumados a sementes. Por isso a adaptação deve ser feita criteriosamente e aos poucos.

Para maiores informações sobre a linha de produtos para aves da NUTRÓPICA, visite o site www.nutropica.com.br

Proteína é muito importante principalmente no período de reprodução e de muda de penas e seus níveis devem ser aumentados nesta época. Para isso servimos uma mistura rica de legumes, verduras e frutas picadas e acrescentamos farinhada Nutrópica. Esse "picadinho à milaneza" oferecemos para todos os Ringnecks e aves granívoras pelo menos 3 vezes por semana.

A quantidade de cálcio no organismo do animal é extremamente importante, principalmente na fêmea, não somente na produção de ovos (para a formação da casca) mas também no momento da postura, na contração dos músculos para a passagem do ovo do oviduto ao ventre para que possa ser botado.

Semente germinada como complemento é prontamente aceita por Ringnecks.
Água limpa, fresca e filtrada deve estar sempre à disposição dos pássaros.